O Fantástico Aproveitador do Lead Alheio

Muitas lagartas são lindas, mas podem gerar sérias queimaduras. No reino encantado da internet também existem criaturas que à primeira vista são agradáveis, mas podem causar alguns incômodos. Hoje vamos falar sobe o APROVEITADOR DO LEAD ALHEIO.

Muito sorrateira, essa criatura atua em ambientes virtuais de grande concentração de internautas, audiências que se reunem em volta de alguém com quem se afinizam. O Aproveitador do Lead Alheio se mistura nesses grupos não criados por ele, e aborda as pessoas oferecendo seus próprios produtos e serviços. Geralmente se mostrando gentil e prestativo, age de diversas formas:

  • Durante lives: responde uma pergunta que o lead fez para o expert dizendo “vou te chamar no direct para te ajudar”; convida as pessoas que estão ali para “fazer um grupo em aplicativo de troca de mensagens para estudarem melhor aquele assunto”; chama pessoas para seguir o seu perfil porque ele conhece bem aquele assunto e pode ajudar.
  • Dentro de grupos fechados: a criatura entra no grupo e oferece algum de seus produtos / serviços “porque pode ser útil para todos”. Aproveita-se da lista de membros do grupo para abordar cada um no direct oferecendo algo que “vai ajudar muito”.
  • Em comentários de posts, videos etc: o aproveitador do lead alheio elogia o conteúdo do expert e sugere que sigam o perfil dele “que também é muito legal”.
  • Em grupos de cursos virtuais, ficam oferecendo seus próprios cursos, ou de parceiros.

Peralá, você entra em um restaurante e fica entregando panfleto do seu próprio restaurante? Você entra numa festa e fica chamando as pessoas para uma outra festa super legal que está rolando naquele mesmo momento? Não, né???

Caso desmascarado, o aproveitador do lead alheio grita, esperneia, se faz de vítima, injustiçado. Fala que, puxa vida, só estava querendo ajudar.

E, pasmem, pessoal! Me avisaram que existem cursos de marketing digital onde ensinam essa “técnica de captação de lead”! Daqui a pouco vão estar dando aula de “como derrubar o site do seu concorrente”, “como fazer seu concorrente perder a conta de Instagram…” Esse povo nunca assistiu um filme do Batman, não aprenderam que o crime não compensa???

Só que essa estratégia, além de anti-ética, mesmo que gere algum lucro para o Aproveitador do Lead Alheio, gera muito mais prejuízos. Porque as pessoas se sentem incomodadas e o repelem. Elas enxergam essa atitude como oportunismo. Vergonha alheia. E a reputação, o branding deste ser, vai por água abaixo. O mundo está cansado de espertinhos e cortadores de caminho.

Você quer ser conhecido como um profissional que conquistou uma audiência qualificada pelo seu próprio valor, ou quer ser conhecido como o espertinho “Aproveitador do Lead Alheio”?

Cuide bem do seu branding.

____________________________________________________

Quer aprender a criar sua marca, na sequência correta para ter uma marca forte? Conheça meu curso Construa Sua Marca Forte clicando aqui. Tudo que todo empreendedor precisa saber sobre branding.