ELES ESTÃO POR TODA PARTE. Meu brilhante professor de Neuromarketing, Pedro Camargo (conheça os livros dele clicando aqui), criou o neologismo “Neurobobageiros” para definir as pessoas que saem por aí falando de neurociência, irresponsavelmente, usando teorias antigas, que leram em algum lugar, como se fossem autoridade no assunto.

Inspirada nesse novo termo e cansada de ver na internet pessoas falando sobre Marcas, sem fazer a menor ideia sobre o assunto, acabo de criar o BRANDBOBAGEIROS. São aqueles que repetem os posts que leram como se aquilo bastasse. Como se divulgar o conhecimento alheio os qualificasse para alguma coisa. E, pior: querem vender esse serviço.

Sabe aquela pessoa que diz que você tem que colocar seu logotipo em tudo, sempre igualzinho? Brandbobageiro. Sabe aquela pessoa que diz que para criar sua marca pessoal você tem que se vestir sempre da mesma cor? Peeeeeeelamooor!!!! Brandbobageiro!

Sabe aqueles programas musicais de antigamente na TV , onde o cantor aparece fingindo que está cantando ao vivo mas na verdade é um “playback”, é uma música gravada que ele está dublando? Pois é, os BRANDBOBAGEIROS me lembram isso, são os dubladores de posts alheios (no caso dos cantores pelo menos eles dublam suas próprias vozes, né?).

Fica aqui o meu alerta, para você que está pensando em contratar alguém para criar sua marca: PESQUISE o profissional antes de contratar.

Há quanto tempo o profissional está no mercado trabalhando nesse assunto, qual a vivência dele na área? Qual a vivência dele em áreas complementares, para te ajudar em situações diversas? Com quantas marcas, pequenas e grandes, ele já trabalhou para entender a dinâmica e as necessidades do dia a dia de uma marca? Quantas marcas ele já criou ou participou ativamente da criação?

É muito fácil falar “você precisa ser uma marca”, “você tem que ter uma marca humanizada”. As afirmações são verdadeiras, mas quem vai te ajudar a alcançar seus objetivos não é o dublador de post…

Cuide bem do seu Branding.

• • • • • • • • • • •
Marcia Fialho é Mentora de Conceito de Marcas. Formou-se em Design na PUC-Rio em 1984 e ajuda pequenos negócios a prosperar através do Branding.

Conheça seu curso 100% online Construa Sua Marca Forte – Branding para Empreendedores.