Como ser uma marca fantasticamente bem sucedida como Barbie? Sim, os resultados atuais desta grande marca são praticamente impossíveis de se igualar, mesmo por grandes empresas. Precisamos deixar claro que a Barbie é uma marca que tem 63 anos e já passou por milhares de erros e acertos (alternadamente… rs rs…) antes desse BOOM atual. A boa notícia é que existem diversas lições, ao longo desse processo, que você pode aprender e utilizar de imediato em sua própria marca!
Selecionei 8 pontos que achei bem importantes. Anota aí:
1 – INOVE, OUSE.
A Barbie foi a primeira boneca com corpo de mulher, diferente de todas as outras que eram apresentadas como crianças ou bebezinhos. Na época, foi um choque. Podemos dizer que ela foi “a Madonna das bonecas”, disruptiva. E rapidamente virou um ícone.
2 – ENTENDA SEU CLIENTE.
As meninas passaram a ver na boneca não um bebê do qual elas aprendiam a cuidar, mas uma projeção do que elas gostariam de ser quando crescessem. Isso ampliou o repertório de histórias das crianças, gerando ainda mais interesse pelo brinquedo.
3 – GERE EMOÇÕES
Inicialmente, ter uma Barbie, fora dos Estados Unidos, era tarefa complicada. Isso ativava o viés da escassez, gerando muito desejo. Com a popularização da boneca, muito mais meninas tiveram acesso ao brinquedo, que hoje gera memórias afetivas da infância.
4 – INSPIRE
A Barbie tem o slogan “Você pode ser tudo o que quiser” que mostra que as meninas podem ser esportistas, fashionistas, cientistas, astronautas, fazendeiras, roqueiras, bailarinas, professoras… a lista é grande, tem até sereia! A boneca inspira as pequenas a sonhar.
5 – TENHA UM MANIFESTO DE MARCA
A Barbie prega o empoderamento das mulheres. Ela acredita que garotas podem ter carro, casa linda com piscina, um namorado bacana e uma profissão que a realize. E mostra isso na sua comunicação. Mostre seus valores, diga no que a sua marca acredita.
6 – TENHA UMA IDENTIDADE VISUAL DIFERENCIADA
Eu não vou dizer para você usar sempre a mesma cor, porque isso não se aplica a qualquer marca. Uma marca geralmente deve ter uma paleta com o seu “universo de cores”. Mas tenha uma identidade visual que seja facilmente reconhecida como sua, exclusiva.
7 – ATUALIZE-SE
O mundo muda, a cultura evolui, os valores sociais se aprimoram. A Barbie percebeu isso e adotou uma postura inclusiva, lançando bonecas de diversos tons de pele, cadeirantes, com síndrome de Down… Sua marca não deve ficar estagnada, é preciso se adaptar e evoluir constantemente.
8 – FAÇA PARCERIAS
Segundo Richard Dickson, presidente e COO da Mattel, “a Barbie transcendeu de uma boneca para uma franquia.” Só com o novo filme ela fez mais de 100 collabs com marcas de diversos produtos. E, claro, isso gerou uma receita de muitos milhões de dólares.
E aí, a Barbie é ou não é um ótimo exemplo de Branding?
Se você precisar de ajuda para dar um “up” na sua marca – ou para criar uma do zero – clica aqui e me manda uma mensagem, vamos conversar! Que tal ser a Barbie do seu mercado?
• • • • • • • • • • •
Marcia Fialho é Mentora de Marcas. Formada em Design na PUC-Rio, trabalha com marcas desde 1984 e ajuda empresas e profissionais individuais a se destacarem no mercado e serem os escolhidos do público.