“Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, em conjunto, são responsáveis pela decisão do consumidor ao escolher um produto ou serviço ao invés de outro”.
Seth Godin
Olhou para a pombinha branca e sentiu o que? Paz, harmonia, fraternidade, coisas boas, não é mesmo? Por mais que o pombo seja uma ave que transmite doenças, você não pensa nisso quando vê uma imagem da pomba branca, mesmo assim, fora de contexto. Porque a pombinha já tem o Branding dela muito bem trabalhado. “O símbolo da Paz Mundial”.
Sim, vou te contar como esse conceito surgiu! Para os católicos, essa denominação surgiu quando a pomba trouxe para Noé o ramo de oliveira depois do dilúvio, simbolizando a paz entre Deus e os homens. Na interpretação bíblica, a pomba branca é um dos símbolos do Espírito Santo. E Pablo Picasso reforçou este símbolo, quando uma das suas pinturas foi imagem principal de um Congresso Mundial da Paz em 1949, após a Segunda Guerra Mundial.
A “Pomba da Paz” é uma marca, e a danada tem um Branding tão bom que a gente nunca fala “Pombo da Paz”. Não sei o que os pombos machos acham disso…
O que as pessoas sentem ao ver a sua marca? Que mensagem ela transmite? Que histórias sua marca tem para contar? Com quem ela conversa?
Cuide bem do seu Branding.
Seth Godin é americano, autor de diversos livros sobre negócios e marketing. Foi CEO de uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne, que mais tarde vendeu ao Yahoo!.