A função de um logotipo não é explicar. A função de um logotipo é identificar.
Sagi Haviv

Claro que você viu a Coca-Cola na imagem acima! Mas tem alguma garrafa, ou alguma alusão a refrigerante ali? Não né? Mas você viu a Coca-Cola… rs rs… mesmo sem o logotipo completo.

Muita gente acha que um logotipo precisa ter uma imagem que mostre o serviço ou produto que ele representa. “Aaaaaaaah… mas não dá pra ver que é de dentista…” Ouvi de um dos meus designers favoritos, Sagi Haviv, a frase que reproduzi acima. “A função de um logotipo não é explicar, a função de um logotipo é identificar”. Uma definição rápida e perfeita.

Um logotipo é o desenho da marca, a representação gráfica de um conceito. E uma marca não é o que você vê, uma marca é o que você sente. Portanto, a função principal de um logotipo é fazer você sentir algo quando olha para ele. Pode ser um desenho mais óbvio, explicativo? Pode. Mas não é regra. Não precisa. E quanto mais sutil, mais ele te diferencia.

Nas imagens acima, eu mostro símbolos que fazem parte de logotipos que criei para dentistas. O primeiro até dá uma boa “pista” do que é, mas reparem que os outros não explicam nada. São, nesta ordem: Dra Renata Rodrigues, Dra Cristiane Martins, Dra Luciana Alves, e Dra Camila Araújo. E, é claro, todos foram criados após uma cuidadosa conceituação de marca.

Não tenha medo de sair do óbvio. DESTAQUE-SE.
Cuide bem do seu Branding.