DECIDIU EMPREENDER MAS EMPACOU? Não faz ideia de como começar, tem medo de não dar certo? Empreender é libertador, mas não vou te enganar. Dá trabalho, e você precisa sim seguir uma ordem certa de tarefas para garantir o seu sucesso.

Montei aqui esse passo a passo super básico, que para quem já empreende pode parecer até bem banal. Mas, acreditem, para a grande maioria das pessoas que conheço isso é uma baita novidade. Está beeem longe de ser um manual do empreendedor, claro. É, propositalmente, algo bem baby class, dedicado a quem é mil por cento leigo no assunto, mas quer começar.

1 – Escolheu o que vai fazer?
AINDA NÃO? Este é o primeiro passo. Mas como escolher?
Não caia na cilada de fazer “o que todo mundo está fazendo” ou “o que está dando dinheiro”. Escolha algo que faça parte da sua história. Algo que você goste muito, algo que você já faz como hobbie. Escolha algo que você faria mesmo de graça. Acredite, é assim que você vai ganhar dinheiro.

2 – Escolhido?
Depois de escolher o que você vai fazer, é a hora de definir como. Vai ser algo presencial ou online? Loja física ou ecommerce? Mentoria, aula, blog, livro físico, ebook? As possibilidades são infinitas, fora aquelas que você ainda não inventou… Escolha para quem seu produto ou serviço será destinado. Com quem você vai se comunicar. Lembre-se da máxima “quem quer vender para todos não vende para ninguém”.

3 – Pesquise a concorrência
Veja o que estão fazendo de similar para que você encontre seus diferenciais e faça algo único, do seu jeito especial. E nem pense em copiar ninguém. Não é assim que você vai se destacar.

4 – Qualifique-se
Qualifique-se. Está faltando alguma habilidade para que seu novo negócio funcione bem? Faça cursos, leia livros. Contrate um consultor ou mentor.

5 – E agora comece a criar sua marca!
Sim, depois de definir no que você vai empreender e como, é hora de criar a sua marca, para que você já entre no mercado da forma certa, com o posicionamento e visual adequados. Isso certamente vai te trazer resultados muito mais rápidos.

Branding não é só para grandes empresas. Branding e para você se tornar uma grande empresa.

E lembre-se, se quiser saber mais sobre Branding e começar a criar sua marca sozinho, pode fazer meu curso online Construa Sua Marca Forte (clique aqui!!!!), que foi montado especialmente para quem está começando um pequeno negócio. O curso é um dos meus empreendimentos, que vai te ajudar a montar o seu.

Cuide bem do seu Branding!