Uma amiga médica veio se queixar de que sua agenda não estava tão cheia quanto ela precisava. Eu perguntei “o que você anda fazendo para trazer novos pacientes para o seu consultório?” Ela respondeu “ah, eu tenho postado bastante no Instagram, e também contratei uma arquiteta para dar uma repaginada na sala de espera… trocamos os estofados, pintamos as paredes com outras cores mais modernas, ficou lindo.” “Mas eu já te disse que postar por postar não adianta. O que você anda postando? E além disso, o que mais está fazendo?” “Ah, agora estou super sem dinheiro, mas assim que der vou te contratar para ajeitar essas coisas pra mim.”
Vejo esse erro com grande frequência. Profissionais investem em arquitetura e decoração para seus escritórios, consultórios, lojas… mas não investem no que traz o cliente para seus negócios. Acham que essa parte “dá-se um jeito”, “acontece naturalmente”, “acredita, que dá certo”.
Não me entendam mal: eu amo arquitetura, decoração, ambientes lindos e agradáveis. Mas não pode ser só isso. Não é isso que vai garantir o sucesso do seu negócio. Ouso dizer que nem a qualidade do seu serviço ou produto vai garantir o sucesso do seu negócio. O que vai trazer os clientes até você é eles enxergarem o valor do seu negócio.
E você precisa de mais que uma sala de espera linda, um ambiente ricamente decorado, para que isso aconteça. Só trocar a capa dos estofados não vai te trazer mais clientes, pacientes, compradores. Você precisa também se relacionar com o público, mostrar suas idéias, seus porquês, seus valores, criar a sua reputação. E isso tem que ser feito da forma certa. Você precisa de branding.
Sim, eu sei que a situação está difícil, que tudo é caro, que não dá para investir em tudo. O que eu recomendo é: faça uma lista de prioridades e invista um pouco em cada uma. Sofá sujo e furado não é legal. Parede com infiltração também não. No caso da minha amiga que mencionei acima, eu conheço o consultório dela e sei que estava tudo super direitinho, limpo, bonito, agradável. Não precisava ter gasto ali naquele momento. Antes de gastar todo o seu dinheiro em um projeto de decoração faraônico, pense em separar um pouco para o que os clientes vão ver antes de chegar até você. O que os clientes vão ver para que eles cheguem até você.
Cuide bem do seu branding.
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