Promoção: cuidado para não queimar sua marca

CUIDADO, uma promoção mal feita pode te custar um cliente! Hoje me descadastrei de um site que oferecia promoções de vinhos. Recebo essas promoções com frequência por email, e um dia resolvi testar. A oferta não apenas baixava muito o preço do produto, mas também me oferecia mais 10% de desconto no fechamento da compra, utilizando um código de cupom.

Fiz a compra, inseri o cupom nada dos 10% extra serem descontados. O site não funcionou. Mandei um email para a empresa avisando e eles me retornaram dizendo para eu efetuar a compra e eles me estornariam 10% do valor. Meio complicado, né? Mas topei. Os vinhos chegaram e eram muito bons.

Recebi novo email com promoção do mesmo vinho, mostrando o preço bem grande na imagem do banner. “Opa, vou aproveitar!”. Cliquei na imagem e quando cheguei no site o vinho estava 12 reais mais caro… “Ah, não… de novo???” Me dei ao trabalho de mandar a imagem do email e a imagem do site para a empresa, mostrando o erro. E recebi de volta um email do SAC deles “explicando” que “não, que a promo era acima de tantos reais, que o desconto vinha automaticamente no final, que isso, que aquilo… Não deixe de aproveitar, senhora, essa promo está ótima!” Eu respondi que eles deveriam ser mais claros nas promoções, porque o email dizia “uma garrafa = tantos reais”. E voltei pro site, para fazer o que tinham me “ensinado”. Funcionou? Não… a promo acabou à meia-noite. E foi aí que eu me descadastrei para não receber mais emails dessa empresa.

Para uma promoção ser bem sucedida, você precisa ser muito claro em relação às regras, o cliente precisa entender o que você está oferecendo em uma piscada de olhos. Nada das famosas “letrinhas miúdas”. O processo tem que ser rápido e fácil. Faça promessas claras e cumpra. Se o cliente se sentir enganado ele vai embora. E você estará acabando com a sua reputação. Cliente feliz é o seu melhor Branding, porque ele vai falar bem da sua marca.

Cuide bem do seu Branding.