CUIDADO, uma promoção mal feita pode te custar um cliente! Hoje me descadastrei de um site que oferecia promoções de vinhos. Recebo essas promoções com frequência por email, e um dia resolvi testar. A oferta não apenas baixava muito o preço do produto, mas também me oferecia mais 10% de desconto no fechamento da compra, utilizando um código de cupom.
Fiz a compra, inseri o cupom nada dos 10% extra serem descontados. O site não funcionou. Mandei um email para a empresa avisando e eles me retornaram dizendo para eu efetuar a compra e eles me estornariam 10% do valor. Meio complicado, né? Mas topei. Os vinhos chegaram e eram muito bons.
Recebi novo email com promoção do mesmo vinho, mostrando o preço bem grande na imagem do banner. “Opa, vou aproveitar!”. Cliquei na imagem e quando cheguei no site o vinho estava 12 reais mais caro… “Ah, não… de novo???” Me dei ao trabalho de mandar a imagem do email e a imagem do site para a empresa, mostrando o erro. E recebi de volta um email do SAC deles “explicando” que “não, que a promo era acima de tantos reais, que o desconto vinha automaticamente no final, que isso, que aquilo… Não deixe de aproveitar, senhora, essa promo está ótima!” Eu respondi que eles deveriam ser mais claros nas promoções, porque o email dizia “uma garrafa = tantos reais”. E voltei pro site, para fazer o que tinham me “ensinado”. Funcionou? Não… a promo acabou à meia-noite. E foi aí que eu me descadastrei para não receber mais emails dessa empresa.
Para uma promoção ser bem sucedida, você precisa ser muito claro em relação às regras, o cliente precisa entender o que você está oferecendo em uma piscada de olhos. Nada das famosas “letrinhas miúdas”. O processo tem que ser rápido e fácil. Faça promessas claras e cumpra. Se o cliente se sentir enganado ele vai embora. E você estará acabando com a sua reputação. Cliente feliz é o seu melhor Branding, porque ele vai falar bem da sua marca.
Cuide bem do seu Branding.