Sempre gostei de ler. Quando criança li tudo do Monteiro Lobato, depois passei para Julio Verne, Mark Twain, Jane Austin… e por aí fui. Mais crescida me deliciava com os livros de Agatha Christie. Bom, já deu para ter um idéia, né? Entrar numa livraria até hoje é um “sufoco”, porque acabo comprando mais livros do que tenho tempo de ler.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há alguns anos tenho lido mais livros, digamos, profissionais, do que de entretenimento. E veio a internet… com dois cliques compro mais um livro, que é entregue em casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aí vem o lado negro da força… trabalhei muitos anos para uma editora musical, fazendo não apenas capas como muitas vezes a parte interna dos livros, chamada tecnicamente de “miolo”. E para imprimir na gráfica gerava um arquivo eletrônico, o famoso PDF. Que eu enviava para a editora pela internet e a editora fazia o mesmo para que a gráfica o recebesse. E é nesse “passa-passa” que a coisa desanda hoje em dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um livro precisa muitas vezes ser traduzido e revisado, depois formatado e finalmente impresso. Imagina por quantas pessoas esses arquivos não passam. Pois bem, muitas vezes as pessoas simplesmente enviam esses arquivos para quem não devem e eles “caem” na internet. E começa o famoso “compartilhamento”. “Alguém tem o PDF do livro tal pra me mandar???” Não demora 30 segundos e o livro completo está em mais um computador. Sem que o autor tenha ganho um centavo com isso…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Compartilhar PDFs não autorizados de livros é PIRATARIA. E pirataria é CRIME. Eu sei que a grande maioria das pessoas não faz por mal, faz por falta de informação. Mas o desconhecimento da lei não justifica o delito. Toda obra intelectual tem direitos autorais, e é isso que sustenta o autor. E a editora, e a gráfica. Muitos autores disponibilizam uma versão “light” do livro gratuitamente, ou até escrevem obras com a finalidade de distribuir sem custo mesmo. Mas livros que foram feitos para ser comercializados não podem ser repassados. Não faça isso. ⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Integridade também faz parte do seu BRANDING.