Hoje criei um novo “termo técnico”- Papagaio de Post:

Papagaios de Post são seres que lêem seus posts, ou assistem os seus stories, e depois simplesmente repetem nas redes deles exatamente o que você falou; seres geralmente sem experiência ou qualquer formação profissional naquele assunto em questão. Apenas repetem.

Embora sejam em sua maioria fofinhos e de aparência inofensiva, os Papagaios de Post podem ser altamente nocivos. Não apenas para os criadores dos posts mas para os consumidores daquele conteúdo.

QUEM SÃO? Papagaios de post são criaturas que repetem coisas que leram ou ouviram de algum profissional qualificado. Julgam-se muito espertos e estão sempre tentando cortar caminhos. São ávidos pelo sucesso, mas avessos a traçar uma trajetória própria (afinal, isso dá muito trabalho e leva tempo). 

ONDE VIVEM? Vagam pela internet, nas mais diversas redes, mas têm uma predominância no Instagram.

DO QUE SE ALIMENTAM? Esses seres alimentam-se de conteúdo alheio. Não têm sistema digestivo desenvolvido, apenas engolem inteirinhos os textos, conceitos, idéias que você, profissional, desenvolveu e praticou por anos a fio, e os expelem intactos em outro local, geralmente suas próprias redes sociais. 

COMO SE COMPORTAM? Algumas vezes agem sorrateiramente, julgando que não serão descobertos. Outras, aproximam-se de você de forma amigável, e vão clonando o seu conhecimento aos poucos. 

COMO PREJUDICAM? Ao apenas repetir um conteúdo que na verdade não foi criado por eles e muitas vezes sobre um assunto que eles não dominam, essas criaturas não apenas estão infringindo direitos autorais como estão também fraudando pessoas que venham a comprar algo que eles estejam vendendo (tanto produto ou serviço). Sim, os Papagaios de Post visam sempre VENDAS. É como se vendessem uma caixa lindamente embalada e quando você abre ela está vazia. Os resultados são uma legião de clientes insatisfeitos e um mercado desacreditado. As pessoas passam a achar que as coisas não funcionam e tudo é enganação, porque não têm noção de que não funcionou para elas por terem comprado do Papagaio de Post, e não do criador original.

QUANTO VIVEM? Papagaios de Post geralmente não têm vida longa, mas infelizmente podem causar um estrago grande em um curto período de tempo.

COMO SE PROTEGER? Sempre que for comprar algum produto ou serviço de alguém que você conheceu na internet, pesquise. Veja os reviews. Certifique-se que aquela pessoa é um profissional experiente e qualificado, que entende do que está falando e pode realmente oferecer com eficiência o resultado que você está buscando.

Chega de currupaco.