O que fica perfeito em outra pessoa nem sempre fica bom em você

“Como faz aquele logotipo que a letra tem perninha assim puxadinha pra fora de um círculo?” Li essa pergunta em um grupo que participo. A pessoa queria fazer um logotipo que, aparentemente “estava na moda”. Ela já tinha visto em alguns lugares, e queria um igual…

Um logotipo é a representação gráfica de uma marca. E uma marca é um sentimento, uma idéia que o público tem sobre uma empresa, sobre um profissional, sobre um produto. Quando você copia o logotipo de outra empresa, principalmente se você já viu que ele foi copiado antes, que mensagem você está transmitindo? Nenhuma, porque aquele desenho é vazio de significado. Pode ter ficado bom na idéia original. Mas não quer dizer que vai ficar bom para você. Sua imagem fica genérica, sem personalidade. E se você tem uma personalidade única, por que escondê-la atrás de um desenho que foi criado para outra pessoa, para outra empresa? Se você é mulher então, sabe perfeitamente que nem todas ficam bem de batom rosa… mesmo que esteja na moda… rs rs…

Na mesma linha do “quero igual”, acontece quando você vai desenhar ou encomendar um logotipo e quer quadrado “porque o do concorrente é quadrado” ou “tem que ser azul porque grandes empresas usam azul”. O quadrado, o azul, o redondo, o preto, seguem o conceito DAQUELA empresa, e mesmo que você seja do mesmo ramo, não necessariamente se adequará à sua.

Esqueça o “todo mundo faz dessa forma” e olhe para o “eu vou fazer do meu jeito”. Sua marca não tem que seguir padrões nem tendências. Sua marca tem que representar VOCÊ.

Cuide bem do seu Branding.