Da série “Seres que Habitam a Internet”, apresento a vocês: O Fabuloso Expert Iniciante.

Levanta a mão que nunca comprou um curso e depois disse: “tem algo estranho aí…”. E quem nunca contratou uma mentoria e o mentor te dava aula, tipo palestra, mas não esclarecia suas dúvidas? Ou então você comprou um curso de aulas gravadas… e depois descobriu que era simplesmente o repeteco de outro exatamente igual? Ou simplesmente a reprodução de um livro em video? Sinto muito avisar, mas você foi vítima do Expert Iniciante.

Pois é, querido web-leitor, esta criatura está se mostrando cada vez mais frequente no seu Instagram e até mesmo no seu Facebook, nas suas buscas no Google e no meio dos seus videos no Youtube. Sim, o Expert Iniciante está se espalhando como erva daninha, e por que? Porque ele ensina outros Experts Iniciantes a fazerem o mesmo. Sabe Gremlyn, que se você molhar se multiplica por mil? Tipo isso, só que pior. Você certamente já se deparou com um ou, oh céus, já foi vítima de um deles.

O Expert Iniciante faz um curso sobre um determinado assunto e imediatamente monta um curso sobre aquilo e vende por aí tagarelando com propriedade como se tivesse expertise no assunto. Mas não. Ele nunca aplicou os ensinamentos recebidos, nunca testou, nunca nem viu se aquilo dá certo com ele mesmo. Mas se posiciona como autoridade no assunto, e muitas vezes cobra quantias bem altas pelo seu “conhecimento”. Não ouse fazer uma única pergunta fora do script, o Expert Iniciante, com sua falta de vivência no assunto, não saberá te responder. Ou pior: vai te responder como se você fosse um incompetente que não soube seguir as regras. Pergunta como eu sei: sim, já aconteceu comigo.

Não me entenda mal: todos precisamos começar um dia. Todos devemos, sim, procurar nos melhorar, fazer cursos, ler livros, participar de mentorias. Devemos mudar de carreira se achamos adequado, desbravar novos horizontes, explorar novos caminhos, nos empenharmos o quanto necessário para o nosso crescimento. E precisaremos ter o nosso primeiro case, o nosso primeiro cliente, o nosso primeiro mentorado. Mas o certo é AVISAR que está treinando, que está começando. Não é vergonha nenhuma, pelo contrário! Muita gente vai precisar e querer contratar o iniciante verdadeiro. E assim você estará acumulando vivências, experiências, habilidades para tornar-se, com o tempo, um Expert REAL.

O Expert Iniciante é rapidamente desmascarado, por sua legião de clientes que jogou dinheiro fora, porque as informações hoje em dia são propagadas com extrema rapidez. E, desta forma, essa criatura queima seu próprio Branding, acaba com a sua própria reputação. Seja um Iniciante Real para tornar-se um Expert Verdadeiro.

Cuide bem do seu Branding.