É, minha gente, é importante sim… mesmo que as pessoas não percebam, um bom endereço de email passa profissionalismo e mais credibilidade.

O ideal é você ter um endereço com seu próprio domínio, um www exclusivo, seja seu nome ou da sua empresa. Por exemplo: contato@drasimonetaylor.com.br, claudia@claudiabrooke.com.br, ana@escolinhablabla.com.br. Por aí vai. Para isso, você precisa registrar seu domínio no site Registro.br (pode registrar em outros, mas esse é o oficial) e contratar uma empresa de hospedagem, que é onde seu email vai “morar”. Pode ter email profissional sem ter site? Pode. Mas não acho bom. Porque muitas vezes quando as pessoas vêem que seu email é profissional, vão lá olhar seu site. E se não acham nada, fica meio estranho. Tenha um site simples, mas tenha um.

“Posso contratar domínio só .com sem o .br???” Pode. Mas eu não recomendo, acho que acaba dando confusão. Domínios no Brasil são .com.br. Acaba você contratando só o .com e aí vem um engraçadinho e contrata o mesmo nome no .com.br e está criado o perrengue. Quer usar só seunome.com? Contrate também o seunome.com.br e redirecione um pro outro. Fica a dica.

“Não quero (ou não posso) contratar domínio agora.” Sim, você pode ter milhões de motivos para não registrar um domínio agora. Então vamos falar sobre os emails gratuitos. Escolha cuidadosamente o que vem antes do @. Não use um nome muito grande. Eu tenho um cliente que tinha um nome com 27 caracteres antes do @gmail.com! É muito, gente, é ruim até para fazer um cartão de visitas. Coloque antes do @ algo que tenha um tamanho razoável e que seja fácil de lembrar. Se o seu nome é Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bragança, não vai colocar tudo isso antes do @, né?? E nem carlotajtcbb1775, porque a chance de digitarem isso errado é tipo 90%… Fora as explicações, porque na hora que você fala o povo não entende: “é jt ou jb?” “dois bs ou três?” “É 1775 ou 1765????” Facilite, coloque algo simples, fácil de falar, fácil de entender. Clareza é bom pra o seu Branding.

Cuide bem do seu Branding.