A terapia da pia de louça

Você trabalha em home-office. Mora sozinho. Sua diarista vem uma vez por semana (ou pode ser até que você não tenha uma). É domingo. Você está com seus prazos super apertados, amanhã tem um monte de trabalho para entregar. Você entra na cozinha e dá de cara com… o caos! E ainda é de manhã, a louça do almoço ainda nem chegou… Viver, e também trabalhar num lugar bagunçado não é nada produtivo nem saudável. As energias não fluem. Mas e tempo pra manter tudo em ordem???

Nada de pânico. Faça da sua pia lotada uma forma de terapia.

(Essa mulher enlouqueceu, coitada.)

Não enlouqueci. Pensa comigo: está comprovado por diveeeeeersos estudos que é muito mais produtivo fazer pequenas pausas depois de algumas horas de trabalho do que “emburacar” e ficar o dia todo com a cara no computador. Você precisa mexer o seu corpo, esticar as pernas, a coluna, direcionar olhar para mais longe do que o monitor do seu computador. Tem até gente que fica segurando o xixi pra não ter que levantar (um dia eu conto todos os malefícios dessa prática de não urinar com frequência). E é aí que entra… sua pia!

(Continuo achando que pirou.)

Sabia que mexer com água é uma forma de desestressar, de desassimilar energias pesadas? Respira fundo, estica a coluna e encara a pia. Você pode ouvir música durante esse processo, ouvir um podcast, deixar a TV ligada durante o telejornal ou simplesmente ficar no silêncio e tentar não pensar em absolutamente nada. Olha pro prato sente o sabão, esquece tudo o estava fazendo. Meditação? Exatamente (uma amiga uma vez me falou que medita passando roupa). E sabe o que eu faço? Se a quantidade de louça é muita, eu lavo por partes. Sessões de 10 minutos no máximo. Depois na próxima pausa eu lavo mais um pouco. Aproveita e agradece, porque se tem louça suja na pia isso significa que você teve o que comer. Agradecer também é maravilhoso para limpar as energias do ambiente.

Dá para usar essa técnica com outros trabalhos domésticos também. Aquela idéia boa não vem? Vai botar roupa pra lavar. Aquela planilha não bate? Dá uma arrumada no escritório. Parece uma grande bobagem, mas você vai se surpreender como fazendo isso a sua vida vai ficar mais arrumada e as idéias vão fluir mais. Porque para ser criativo a gente precisa de vez em quando mudar totalmente o pensamento. Comigo tem funcionado muito bem.

Não gostou? Achou isse texto a maior bobagem? Deixa a sua dica aqui então, pô! Ajuda aí que a gente agradece! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *