Você tem medo de cobrar?

Medo de cobrar

BOM, BONITO E BARATO NÃO EXISTE. E ser remunerado por seu serviço ou produto não é vergonha. Não é errado, não é pecado, não é falta de educação. Mas muitas pessoas têm medo de cobrar, por diversos motivos.

Em quase 40 anos de carreira, atuando como profissional individual, eu já passei por diversos tipos de situação em relação a remuneração pelo meu trabalho. Já levei muuuuito calote. Já ouvi desaforo. Já ganhei gorjeta (e foi boa!). Já não soube quanto deveria cobrar. Já cobrei e a pessoa falou que era muito barato. Já cobrei e a pessoa falou que era muito caro. E assim eu fui desenvolvendo meus métodos de passar o meu preço – e, mais importante: receber o pagamento – de forma leve e eficiente. Meus estudos em neuromarketing, desde 2019, também me ajudaram muito nesta questão.

Eu costumo dizer que para ser um bom recebedor, você precisa ser um bom pagador. Muita gente simplesmente não gosta de pagar pelo serviço alheio. Mas gosta de ganhar… Essas pessoas estão sempre reclamando do preço (não importa qual), pedindo descontos, inserindo no preço combinado itens e ações sem aumentar o valor. Mas o que você precisa entender é que isso é um problemas delas, não seu.

Entenda que nem todo cliente vale à pena. Quem não valoriza seu trabalho, não é cliente pra você. Não é você que tem que se rebaixar para atender às expectativas de um cliente. Explique detalhadamente o que você faz e porque custa aquele preço. “Custa tudo isso??? Tá louca!” Quem fala isso para você é uma pessoa sem educação. Porque se o trabalho é seu e você decidiu que vale aquele preço, é só agradecer e não comprar. Não tenha medo das reações das pessoas. Não aceitou? Deseje sucesso (de coração) e deixe ir.

Outra coisa muito importante é entender que nem todo “não” é uma rejeição. Às vezes é uma impossibilidade – a pessoa realmente não pode arcar com aquele custo – ou simplesmente uma escolha. Você também gosta de escolher o que compra, não é mesmo? Não fique pensando que todo “não” foi porque está caro, e que se você baixar o preço venderá mais. Muitas vezes as pessoas valorizam o que é mais caro. O cérebro da gente tem como referência de que caro é igual a “bom” e barato é “qualidade inferior”. Aí os clientes pensam “se custa tão pouco, como pode ser bom”?

Agora: para cobrar bem, você precisa valer bem. O seu serviço ou produto precisa valer o preço que você está cobrando.

As pessoas precisam te escolher pelo seu valor, e não pelo preço. Por menos que você cobre, sempre haverá alguém mais barato, e sempre haverá um cliente que mesmo assim não pode pagar. Se você tem um ótimo produto ou serviço e sabe disso, não tenha medo de cobrar. Não caia em armadilhas emocionais, valorize-se. Seja fiel ao seu valor, ao valor da sua marca.

Precisa de ajuda para mostrar ao mundo o seu real valor? Envie-me uma mensagem, eu sei como te ajudar.

Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas
Desde 1984 transformando pequenas empresas em grandes marcas.

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