O que é Naming?

O NOME de uma empresa ou produto muitas vezes pode ser decisivo para o seu sucesso.

Existe uma etapa no Branding chamada NAMING, que é exatamente ajudar o cliente a escolher um nome adequado para o seu negócio. Sim, para mim a escolha do nome é sempre uma parceria com o meu cliente, e nunca uma imposição. Porque é preciso analisar vários aspectos como a personalidade da marca, o motivo pelo qual ela foi criada, com quem ela vai falar etc , mas também ver como o dono da marca e seus clientes se sentirão em relação ao nome escolhido. Que sentimentos ele gera? Quais lembranças esse nome traz?

Caso você esteja precisando escolher ou trocar o nome da sua empresa (sim, empresas às vezes trocam de nome, principalmente quando fazem um Rebranding), fique atento ao seguinte:

– SOM: o nome precisa ser bom de falar e de ouvir.
• ESCRITA: o nome precisa ser fácil de escrever no idioma do público que você quer atingir. Imagina ter que ficar soletrando…
• MENTE: o nome precisa ser fácil de lembrar. Por isso oriento meus clientes a evitar siglas, ao máximo.
• SENTIMENTO: o nome precisa gerar um sentimento positivo em quem ouve. O que você prefere comprar? Um remédio com nome de doença ou um remédio com nome de saúde?
• TROCADILHOS: procure evita-los, assim como os cacófatos.
• ORIGINALIDADE: além de procurar um nome que não seja comum, certifique-se sempre se o registro desse nome está disponível no INPI (Instituto Nacional da Proteção Industrial) e no Registro.br (órgão que registra os domínios de websites).

Só isso? Não… Criar um nome comercial pode ser uma tarefa um pouco complicada, cheia de nuances. Seguir o que orientei acima é certamente um bom começo, mas contratar uma profissional qualificada para isso sem dúvida vai te trazer resultados mais eficientes.

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Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas
Ajudo a transformar sua comunicação para que você e sua empresa cresçam e conquistem clientes.

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