A história da marca ALQ Farma

Em 1997, a Dra Miria de Amorim, seu marido e filhos, criaram uma nova farmácia, com o nome de Alquiotupã.
Alquimia: o saber de cura dos antigos.
Tupã: na mitologia indígena, o grande criador, o espírito do trovão, aquele que concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Em 2015, houve uma renovação: a farmácia passou a ser oficialmente apresentada pela sigla: ALQ (com as letras pronunciadas separadamente: aelequê). Isso reforçou mais ainda os seus valores:
A – atendimento personalisado;
L – liderança ética;
Q – qualidade inegociável.

Os melhores ativos, manipulados com a máxima dedicação, a competência de profissionais experientes aliada à tecnologia de ponta. Todos os processos de escolha, pesagem e mixagem dos ativos são cuidadosamente monitorados e registrados para garantir a eficiência dos seus resultados.

Só que com a rápida mudança das comunicações, especialmente com o aumento de uso das redes sociais, e com o mercado cada vez mais concorrido, veio a necessidade de reforçar e atualizar o seu posicionamento – e também o desenho da marca. Foi um Rebranding delicado, porque o lindo desenho original tinha sido criado pelo Sr. José Luderitz, marido da Dra MIria, e isso envolvia muitos sentimentos.

Procurei manter ao máximo as características originais do desenho, mas com uma solução atualizada, que proporcionasse fácil aplicação e identificação especialmente em mídias digitais. E a pronúncia da sigla foi trocada pelo apelido carinhoso pelo qual os clientes já se referiam a ela havia algum tempo: “Álqui”.  Mais fácil de falar, mais fácil de lembrar, mas sem perder a essência e o propósito do nome original. E foi assim que nasceu a ALQ Farma.

Vídeo apresentando o Rebranding da ALQ Farma. Além de fazer a narração, eu apareço mostrando a nova marca à diretora Mainni Amorim Dias.