Conheça meus livros!

Ficar triste de vez em quando é normal. Mas a gente não quer ficar assim. Existem duas palavrinhas mágicas que podem ajudar a tristeza a ir embora, e neste livro você vai aprender como funcionam! O livro inicia com ilustrações tristes, meio sem cor e, ao virar de cada página, vai se alegrando e ficando mais colorido!
CLIQUE E SAIBA MAIS

Uma maneira fácil, divertida e cheia de curiosidades para explicar às crianças o que é o cérebro, como ele funciona e por que é tão importante cuidar bem dele. Este livro mostra como pode ser mais fácil e divertido brincar, estudar e se relacionar com as pessoas quando entendemos as necessidades do nosso cérebro, para termos uma vida saudável e feliz.
CLIQUE E SAIBA MAIS

Saiba mais sobre o livro

O PODER DO BOM DIA

Este é um livro pequeno, com texto bem simples, mas com uma mensagem importante para crianças e até para adultos.

NOTA DA AUTORA

Diagnosticada com um sério quadro de burnout e depressão em fevereiro de 2024, eu só queria “ficar na minha toca” e evitar qualquer contato com as pessoas. Mas, por mais que não quisesse sair de casa, ainda precisava passear com meu cachorro algumas vezes ao dia. Moro no mesmo lugar há muitos anos e conheço bem a vizinhança: os porteiros dos prédios, os donos de cachorro, os funcionários da prefeitura que cuidam do estacionamento na rua e até os garis. Mesmo usando óculos escuros que cobriam quase todo o meu rosto, e com uma imensa vontade de ser invisível, mantive o hábito de cumprimentar todos eles. A cada encontro, olhava para eles e dizia “bom dia”. Quase sempre, recebia de volta um sorriso e um “bom dia” cheio de animação. Aquela troca não era invasiva. Eu não precisava falar de mim, não precisava explicar nada. Apenas dizia “bom dia” e seguia em frente.

Comecei a perceber que, apesar de sair de casa me sentindo arrasada, voltava mais leve. Seria por causa da caminhada? Por estar ao ar livre? Ou, talvez, por mudar de ambiente? Senti que não era só isso. Decidi, então, ampliar minha “rede de bom dia”. Passei a cumprimentar pessoas que eu sempre via, mas com quem nunca havia falado antes. E, a cada passeio, me sentia cada vez melhor.

A resposta estava na troca de energia. Não dá para desejar algo bom para alguém usando uma energia negativa, e toda energia que você emite volta para você. Aquelas interações diárias, tão puras e genuínas, foram aos poucos reativando todos os sentimentos bons que estavam abafados dentro de mim. E, aos poucos, eu já conseguia conversar. Já conseguia sorrir. Já conseguia voltar a ser feliz.

Bom dia!!!

Marcia Fialho
Primavera de 2024

Saiba mais sobre o livro

NEUROCIÊNCIA PARA CRIANÇAS

SUMÁRIO:

• Dois livros em um – Nota da autora
• Prefácio
• Apresentação
• O que é neurociência?
• Nosso cérebro ainda funciona de um jeitinho muuuuito antigo…
• As partes do cérebro
• Os “pensadores” do cérebro
• Sentindo emoções
• O cérebro gosta de gente por perto
• Por que é importante comer bem para o cérebro?
• As comidas que fazem o cérebro ficar feliz
• As comidas que fazem o cérebro ficar triste
• O cérebro gosta de água
• O cérebro gosta de fazer cocô
• O cérebro gosta de movimento
• O cérebro gosta de dormir
• Como ter uma boa noite de sono?
• O cérebro gosta de novidades
• Como estudar melhor e aprender tudo
• O cérebro gosta de organização
• Proteja sua cabeça, para proteger seu cérebro
• Conclusão: o cérebro é o chefe de tudo!
• Sobre a autora

PREFÁCIO DO PROFESSOR PEDRO CAMARGO

Explicar o cérebro, a anatomia, a fisiologia e como seu funcionamento interfere em nossas motivações, escolhas, decisões e comportamentos, para adultos, não é uma tarefa fácil e muito menos simples. Agora, fazer tudo isso para que uma criança entenda… é uma tarefa hercúlea, e Marcia faz isso com maestria, nesta obra incrível.

Eu poderia dar vários motivos para o fato de ser tão complicado, mas basta dizer que o cérebro de uma criança não é amadurecido, ele está formado mas não totalmente pronto para reagir a todas as situações da vida. A maturação cerebral é um processo complexo e vitalício, caracterizado por mudanças progressivas e regressivas que influenciam significativamente o comportamento e as habilidades cognitivas. Esse desenvolvimento envolve vários estágios, cada um marcado por distintas transformações anatômicas e funcionais em diferentes regiões cerebrais.

O crescimento cerebral mais rápido ocorre durante o período da primeira infância (do nascimento aos 7 anos), com o cérebro atingindo cerca de 90% do seu tamanho adulto aos 5 anos de idade. Estou me referindo ao “tamanho”, mas não à maturidade cognitiva! Esta ocorre devido, principalmente, à formação de conexões neurais, com aproximadamente um milhão de novas sinapses formadas a cada segundo. Diferentes áreas do cérebro amadurecem em taxas variadas, com regiões responsáveis ​​pelas funções básicas (por exemplo, habilidades sensoriais e motoras) se desenvolvendo primeiro.

Entender o desenvolvimento cerebral infantil ressalta a importância de ambientes nutritivos nos primeiros anos. Assim, as interações positivas e aprendizado são essenciais para promover uma base sólida para o crescimento cognitivo, emocional e social. Como tal, investir em cuidados e educação na primeira infância pode ter implicações profundas para o sucesso futuro de uma criança na vida. É exatamente o que a autora nos propõe nas próximas páginas.

Eu adorei a leitura por um simples motivo:  me fez pensar na importância de as crianças aprenderem sobre seus cérebros, suas mentes e seus comportamentos. Algo que deveria estar em todos os currículos das escolas, para gerar a metacognição (pensar sobre o pensar), está todo aqui, neste livro fantástico da Marcia. É o uso da neurociência como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, para tornarmos nossos filhos pessoas melhores para a construção de uma sociedade mais consciente de suas ações, mais empática, mais feliz e colaborativa.

Pedro Camargo
Neuromarketeer, palestrante, professor e escritor com 6 livros publicados.