Como criar uma “marca humanizada”?

Humanizar sua marca nas redes sociais é mais do que “estar presente” com postagens frias, corporativas, ou simplesmente parecidas com o que os negócios similares ao seu estão fazendo. Humanizar uma marca é sobre ser autêntico, criar conexões reais e oferecer valor, antes mesmo de qualquer transação acontecer.

Quando você se preocupa em escutar, responder, surpreender e ser autêntico, as pessoas começam a enxergar sua marca como algo próximo, confiável e especial.

E o melhor? Humanizar sua marca não precisa ser complicado. Com ações simples, como mostrar seu rosto, ter senso de humor, usar uma linguagem fácil ou até assinar seus posts, você já pode começar a criar laços mais profundos com o público.

“Mas como humanizar uma marca através da frieza da comunicação online?”

Trago aqui algumas ideias que, no geral, funcionam bem na prática:
1 – Mostre senso de humor: Deixe sua comunicação leve e divertida, mas sem forçar. Seja natural.
2 – Use linguagem cotidiana. Fale com as pessoas como você fala no dia a dia. Esqueça os “textões corporativos”.
3 – Combine online e offline: Transforme suas interações online em experiências reais e memoráveis na “vida real”.
4 – Envolva as pessoas na conversa: Faça perguntas, ouça opiniões e valorize a participação do público. E sempre responda os comentários, não deixe o povo “falando sozinho”.
5 – Reconheça seus erros: Conhece aquela máxima “errar é humano”? Errar faz parte. Pedir desculpas e corrigir é o que cria confiança.
6 – Assine seus posts: Deixe claro que há uma pessoa por trás da marca. Isso aproxima.
7 – Ofereça soluções e surpreenda: Ajude o público de forma genuína e entregue mais do que esperam.

Agora é com você!

Claro que para que sua comunicação seja única e mais eficiente é preciso analisar seu caso individualmente. Caso tenha interesse, vou adorar te ajudar a tornar sua marca mais humana e encantadora. Me mande um mensagem. Vamos conversar!

Quer ler detalhes sobre minha consultoria? Acesse aqui!

Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas