
Vejo que uma das maiores dificuldades dos empreendedores hoje é vender o próprio serviço. E no mercado competitivo, lotado, isso é essencial.
O problema? Você passou a vida inteira sendo excelente no que faz, mas nunca te ensinaram a se vender. Agora, precisa fechar contratos, fazer vendas, mas suas propostas não dão certo.
E qual a consequência?
A situação atual: gente com bem menos experiência, talento e competência consegue muitos clientes, enquanto você segue invisível. Às vezes pensa até em desistir.
O que falta? Estratégia.
Vou te mostrar um passo a passo em 10 etapas que pode transformar a forma como você apresenta suas propostas comerciais – e assim atrair mais clientes:
1- Quem é o seu cliente?
Antes de enviar qualquer proposta, pense em quem vai recebe-la: essa pessoa entende tecnicamente o que eu faço? Que tipo de linguagem usar? Ela quer algo sofisticado ou algo simples? Qual a principal dor dela?
Personalize a abordagem para aumentar suas chances de sucesso. Fale a língua do seu cliente.
2 – Prenda a atenção logo no início
Seu potencial cliente não tem tempo (e geralmente nem paciência para ler). Se ele não entender logo de cara porque precisa de você, sua proposta será ignorada. Comece com algo que gere interesse imediato.
3 – Conte uma história, não apresente apenas características
Em vez de listar o que você faz, mostre o impacto do seu trabalho. Como ele resolve problemas? Como já ajudou outras pessoas? Construa uma narrativa envolvente.
4 – Tenha um propósito claro
Seu cliente precisa sentir que seu trabalho faz sentido para ele. Deixe evidente o que ele ganha ao contratar você.
5 – Explique de forma objetiva
Nada de textos longos e complicados. Às vezes, quanto mais você explica mais a pessoa se perde. Diga o que você faz, como faz e por que vale a pena, de forma simples e direta.
6 – Mostre resultados concretos
Já realizou o serviço que está oferecendo? Tem um case de sucesso? Números e provas sociais aumentam sua credibilidade e facilitam a tomada de decisão.
7 – Deixe claro o que o cliente ganha
As pessoas não compram um serviço, elas compram o benefício desse serviço (ou produto). O que muda na vida do seu cliente ao te contratar? Deixe isso explícito.
8 – Apresente-se de forma profissional
Seu cliente julga sua proposta antes mesmo de ler. Um material organizado, bem escrito e visualmente agradável transmite seriedade e profissionalismo. Capriche no design.
9 – Ofereça opções claras
Facilite a decisão do cliente oferecendo três opções de serviço ou pacotes. O cérebro gosta do número 3. Menos que isso, pode gerar insegurança, mais que isso pode confundir.
10 – Não encerre a proposta com um simples “aguardo retorno”.
Não encerre sua proposta com um simples “aguardo retorno”. Diga exatamente o que o cliente deve fazer agora, algo como: “Vamos marcar uma conversa?”, “Me chame no WhatsApp para eu entender melhor suas necessidades?”.
Adapte, claro, à sua situação.
E aí, gostou da estratégia?
Se precisar de ajuda, em uma sessão da minha Consultoria Brand Spark posso te orientar nessa jornada. Vamos conversar? É só me enviar uma mensagem e marcamos.
Quer ler detalhes sobre minha consultoria? Acesse aqui!
Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas
Ajudo a transformar sua comunicação para que você e sua empresa cresçam e conquistem clientes.