
A DICA DE HOJE É: cuidado com dicas! Rs rss… Sim, uma dica pode ser boa, mas nem sempre é a informação adequada para resolver o que você quer. Muitas vezes, ela te tira do sufoco, ajuda em algo imediato mas para RESOLVER MESMO uma questão, um problema, para tomar uma decisão importante para o seu negócio, o ideal é você ter uma ORIENTAÇÃO, especialmente vinda de um profissional que seja especializado e tenho muita experiência na área em questão.
A internet está cheia de dicas… mas você precisa prestar atenção em diversas variáveis para utiliza-las, como: a situação atual do seu negócio, o ambiente, o seu público, e até se aquela dica é coerente com o posicionamento da sua marca.
Dicas podem te dar a falsa sensação de que seu problema está sendo resolvido. Mas você acaba percebendo que não está saindo do lugar. Ou, pior: você não está indo para o lugar certo. Salvo em raros casos, dicas são tipo um palpite, algo que supostamente resolve algo pontual para qualquer tipo de pessoa em qualquer momento da vida, em qualquer tipo de situação. Sim, pode funcionar. Mas é algo raso, considere como uma “ajuda temporária”, mas tenha em mente que ter funcionado para outro não necessariamente vai ser uma boa solução para você.
Por outro lado, uma ORIENTAÇÃO é algo que deve ser feito por um profissional experiente na área em questão, que vai analisar o seu caso específico e estudar uma solução de forma individualizada. Vou te dar um exemplo: digamos que você está com dor de cabeça.
DICA: é o analgésico que alivia a dor de cabeça.
ORIENTAÇÃO: é o diagnóstico que te conta porque você está com dor de cabeça. E, desta forma, você pode resolver o problema, ao invés de apenas mascarar.
Resumindo: recomendo pensar bem antes de basear uma decisão importante em relação ao seu negócio numa “dica”. Contratar um profissional para te orientar pode ser um investimento de retorno rápido.
Quer ler detalhes sobre minha consultoria? Acesse aqui!
Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas