Trabalhando em casa

Se você decidiu trabalhar em casa, ótimo. As vantagens são diversas, especialmente se você mora e trabalha sozinho. Se você mora com sua família, procure deixar o local de trabalho bem separado da área residencial. Eventualmente você precisará receber um cliente em seu escritório e não vai ser nada agradável se ele for obrigado a interagir com sua intimidade. Nada de deixar a cozinha aparente, toalha molhada no banheiro e – pior de tudo – seu quarto de dormir exposto. O ideal é que a primeira coisa que o cliente veja ao passar da porta de entrada seja seu local de trabalho. Mas nem sempre isso é possível, de acordo com a arquitetura de cada imóvel. Nesse caso, mantenha a arrumação de sua casa impecável.

Tenha um telefone exclusivo para o escritório. E se você tem filhos, nada de deixar as crianças atenderem essa linha. Já pensou o cliente ouvir um “mããããããããããããnhêêêêê, telefoooooone”? Nada profissional. Quando seu cliente te liga ele quer falar com um profissional, não com o pai ou com a mãe de alguém. Crianças são uma delícia, e fonte de muita inspiração, mas no horário comercial é melhor mantê-las entretidas longe do escritório. Separe um horário para ficar exclusivamente com seus filhos todos os dias e eles entenderão quando você precisar se dedicar ao trabalho.

Dependendo da configuração da sua residência (posição dos cômodos, número de pessoas que moram com você etc) talvez seja uma boa idéia receber seus clientes em um escritório virtual. São salas comerciais com serviços de internet, telefone, fax etc, que são alugadas por hora para reuniões profissionais. Procure uma que seja conveniente para você, se quiser deixe a sugestão abaixo nos comentários!

Trabalhar em casa não obriga ninguém a estar 24 horas disponível. Faça seu horário de trabalho e seja fiel a ele. Ter a tal linha telefônica exclusiva para o escritório facilita muito. Quando seu expediente terminar, deixe a ligação cair na secretária. Feche a porta do escritório. Assim você poderá se dedicar também a sua família e a você mesmo. Tudo bem, de vez em quando a gente precisa fazer hora extra, mas não deixe que isso vire regra. O stress chegará rapidinho e a estafa em seguida.

Assista TV, leia um romance, brinque com o cachorro, vá à ginástica, saia com os amigos. Trabalhar em casa é muito gostoso se feito com disciplina e coerência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *