Branding e o Natal

Sua marca precisa de um Branding tão relevante quanto o Natal.

O Natal é o case de Branding mais eficiente da face da terra. Já parou para pensar nisso? Todo mundo pensa nele, todo mundo fica esperando e se prepara para a chegada dele. O Natal mexe com todos os nossos sentidos, e só ouvir o nome “Natal” já nos gera ocitocina. Nossos neurotransmissores começam a borbulhar e fica difícil focar em outra coisa. Ele atinge os públicos mais variados, com um propósito único: promover a união das pessoas. O Natal mobiliza e engaja o mundo todo.

O Natal é uma marca sem logotipo, só o nome já basta. As coisas tem “cara de Natal”, mesmo sem existir um desenho de marca pré estabelecido. E em qualquer idioma! Qualquer criancinha pequena sabe distinguir uma decoração comum de uma decoração de Natal.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Natal tem paleta de cores (vermelho, verde, dourado), ícones (guiso, sinos, laços, estrelinhas), mascotes (duendes, renas, Papai Noel)… Tem branding sensorial: você ouve uma música e já sabe: “Natal”. Olha um pinheiro e lembra: “árvore de Natal”. Presunto tender? Natal. Panetone, rabanada? Totalmente Natal. Como pode certas comidas terem “gosto de Natal”??? E “cheiro de Natal”? Também tem. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Natal emociona. Existe um “clima natalino”. Quem não se lembra dos Natais de quando criança? Quem não tem uma história de Natal alegre, engraçada, inusitada ou mesmo triste para contar? As pessoas gostam de conversar sobre o Natal. “Onde vai passar o Natal?” “Já comprou os presentes de Natal?” “E a família, vem pro Natal?”
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O Natal é comemorado de maneiras diferentes em diversos países do mundo, mas não importa onde, ele sempre tem “cara de Natal”.
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Fala sério, tem Branding mais perfeito que esse??? Deixa a Apple no chinelo… rs, rs…
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E, lendo esse texto, quais ideias você teve para trabalhar sua marca e caprichar no seu Branding?